Espaço do aluno:

Notícias

4 dicas para te ajudar com a rotina de trabalho e estudo

@Fonte: TecMundo

Quarta, 03 de março de 2021

Um dos grandes desafios dos alunos e trabalhadores home office é se organizar para estudar e trabalhar em casa. Sem planejamento e direção, é muito fácil se perder em meio à grande quantidade de matérias e tarefas que precisam ser aprendidas e revisadas.

Por isso, nada melhor do que seguir algumas dicas de como estudar em casa para se organizar no ensino ou trabalho remoto. Seguindo algumas recomendações básicas, ficará mais fácil de se programar, aumentar o desempenho e conseguir fazer mais coisas .

Não sabe por onde começar? Então confere as dicas que separamos.

Dica #1 – Organize seus horários

Ter horários fixos para fazer suas atividades é bastante importante para construir uma rotina saudável e não perder prazos ou postergar atividades. A rotina pode não parecer muito atraente, mas ajuda na organização e pode colaborar até mesmo para ter mais tempo livre.

Estabeleça um horário fixo de estudos e mantenha-se fiel a ele. Se você frequenta as aulas ou trabalha em determinado período, use o contra turno para se dedicar aos estudos. Porém, existem duas ressalvas importantes:

- Evite ficar acordado até muito tarde – a qualidade do sono interfere no seu rendimento, é importante ter um tempo de descanso.
- Estabeleça pausas na sua rotina, preferencialmente de 10 a 20 minutos a cada 2 horas de trabalho e estudo contínuos.

Organizando seu horário e se atentando aos dois pontos acima você já estará dando passos importantes para sua educação.

Dica #2 – Faça um planejamento e tenha um calendário

Na dica #1 falamos sobre a importância de cuidar das atividades de um dia específico, separando as tarefas em horários. Porém, também é preciso ter uma visão geral dos estudos e do trabalho, analisando os assuntos que serão abordados em determinado dia da semana ou do mês.

Se você tem informações e metas de longo prazo, nada melhor do que planejar tudo o que você pode fazer durante uma semana ou mês e não deixar acumular para o final do prazo. Um calendário de tarefas e programações vai te ajudar a estipular prazos e ver como você deve e está caminhando no desenvolvimento de um projeto, por exemplo.

Essa dica pode ser utilizada não somente para estudos e trabalhos, serve para programar férias, organizar a rotina do dia a dia e controlar seus gastos e despesas.

Dica #3 – Organize o ambiente de estudo

Outra dica importante é sobre o ambiente de estudo. Mesmo já sendo de conhecimento da maioria, reafirmamos a importância de ter um local silencioso e confortável para estudar e trabalhar.

Ter um espaço dedicado para trabalhar e estudar vai contribuir para sua concentração, o que fará seu rendimento ser maior e te deixará livre de distrações e tentações. Evite trabalhar no sofá, com a televisão ligada, ou na cama, que não é nada confortável e ainda prejudicará o seu corpo.

Se puder, opte por lugares bem iluminados, uma mesa e cadeira adequada e tenha por perto tudo o que você precisa para executar suas tarefas.

Dica #4 – Tenha bons materiais para ajudá-lo em sua rotina de estudos

Um bom marceneiro conta com ferramentas de qualidade para ajudá-lo em seu serviço. Da mesma forma, o estudante e trabalhador de home office também precisa contar com materiais adequados para os seus estudos e tarefas, o que pode incluir uma série de itens.