Espaço do aluno:

Notícias

As melhores dicas para escrever uma boa redação

@Fonte: Universia

Quarta, 14 de agosto de 2019

Diariamente nos deparamos com a tarefa de escrever mensagens ou textos e nos vemos diante da dificuldade que pode ser transmitir nossas ideias. Se você também encontra dificuldade na escrita e não sabe como fazer uma redação, não veja isso como algo imutável. A capacidade de transmitir nossas ideias de forma clara através da escrita pode ser desenvolvida com um treinamento correto, alguma dedicação, desde que aliada a muita leitura.

Ter uma boa redação é uma habilidade que para muitos pode ser quase natural e que representa uma vantagem que muitas pessoas não possuem, seja por falta de treino ou por acreditar ser um dom que não pode ser aprendido.

Nos dias atuais, mais do que nunca, nossa comunicação está pautada nas mensagens de texto e WhatsApp que mandamos e recebemos a todo momento. Por isso, se você busca uma boa redação é fundamental investir em uma forma de escrita clara e direta, que seja de fácil compreensão.

Todos esses fatores, também, estão intimamente ligados à uma boa capacidade de interpretação do autor do texto. Ao desenvolvermos uma melhor capacidade interpretativa, estamos mais aptos a identificar trechos dos nossos próprios textos que podem dar margem a uma má interpretação por parte do interlocutor.

Assim, se considerarmos as características do mundo atual no qual a escrita têm um valor extremamente relevante na comunicação, não apenas midiática, mas também a comunicação particular, seja com amigos ou no ambiente corporativo, somos levados a compreender o quão importante é saber como fazer uma redação.

Principais dicas para melhorar a sua redação:

Se você está em busca de conselhos ou dicas sobre como fazer uma redação, você está lugar certo. Existem algumas orientações básicas que podem ser seguidas, sem medo, por qualquer pessoa que precise produzir um texto. São elas:

- Faça um resumo das ideias que pretende abordar no texto

Não importa qual formato de texto você quer escrever, um resumo escrito das suas ideias é o primeiro passo para você ser capaz de organizá-las. Quando colocamos no papel, somos forçados a estruturar melhor o que está passando em nossa cabeça a uma velocidade muito mais rápida do que podemos escrever. Ao escrever, somos forçados, ainda que intuitivamente, a filtrar e selecionar quais ideias julgamos ser mais importantes.

- Elabore uma introdução instigante

O primeiro parágrafo de um texto é fundamental para causar uma boa impressão. Ele deve ser instigante e deixar quem está lendo curioso e com vontade de descobrir o que mais está escrito ali, caso contrário, muito provavelmente o leitor abandonará a leitura.

Em um texto dissertativo, é na introdução que o autor deve incluir a tese que defenderá ao longo da sua redação. Essa tese deve ser clara e direta e deve retratar a sua posição, então se questione “O que eu penso sobre este tema?”. A introdução não precisa ser longa, cerca de 4 ou 5 linhas são suficientes, mas ela deve ser cativante.

- Formule tópicos para cada assunto que pretende abordar no texto e transforme-os em parágrafos

O desenvolvimento de um texto deve ser claro e organizado. Uma forma simples para não perder o rumo é dispor os argumentos que pretende usar para defender seu ponto de vista em tópicos. Assim você consegue encadear os tópicos antes de desenvolvê-los em parágrafos.

- Encerre seu texto com uma conclusão coerente com as ideias defendidas ao longo do texto

A conclusão é o fechamento do texto, onde você expõe de forma definitiva a sua posição sobre o tema, resgatando a tese formulada na introdução. É fundamental manter uma relação de coerência ao longo de toda a argumentação, não adianta falar uma coisa ao longo do texto e concluir de maneira diversa.

- Releia sua redação ao final e faça os eventuais ajustes que sejam necessários

Sempre releia o seu texto! A velocidade com que você processa as suas ideias na sua mente é maior do que você é capaz de escrevê-las, isso faz com que muitas vezes o autor de uma redação escreva frases que precisam de pequenos ajustes. Fazer uma revisão no texto é normal e não significa que você não sabe como fazer uma redação.

Seguindo essas dicas ao elaborar a sua redação, você pode ter certeza que seu processo de escrita pode ser muito mais tranquilo do que costumava ser e isso irá impactar diretamente a qualidade dos seus textos. Treine bastante, é a prática da escrita que vai fazer você deslanchar.