Espaço do aluno:

Notícias

Dicas de como fazer uma boa redação!

@Fonte: GranCursos

Ter�a, 30 de abril de 2019

Na hora de fazer uma redação perfeita, especialmente para um concurso público, é preciso se atentar a alguns detalhes. Além de concordância e coerência, bem como evitar expressar suas ideias com “eu acho”, existem algumas dicas simples que podem resolver seus problemas com a escrita. Fique ligado:

– Ideias: Antes de começar a escrever, anote em um rascunho os pontos principais, para que você não se perca com o tema;
– Estrutura: A estrutura do texto faz com que ele seja organizado. Com introdução, desenvolvimento (em dois ou três parágrafos) e conclusão, não tem erro na hora de colocar as ideias no papel;
– Tema: Fique atento às notícias da atualidade; geralmente, os temas de redação giram em torno dos assuntos mais comentados do momento.

Além disso, um dos pontos mais importantes na hora de redigir uma redação perfeita é a atenção e o cuidado, para que você não fuja do tema central. Seja cuidadoso para começar com um objetivo e segui-lo até o fim, de forma que seu pensamento fique claro para aqueles que lerão o seu texto.

- Temas de redação:

A dúvida de como fazer uma redação, geralmente, surge com os temas de redação de concursos, que costumam variar bastante. O assunto costuma girar em torno de atualidades, bem como crise hídrica, crise na segurança pública, violência urbana e mobilidade urbana. Uma dica bacana é ficar em dia com as notícias, assim como também é válida a leitura de artigos e dissertações corrigidas. Dessa forma, você estará pronto para concorrer aos concursos abertos!

Para iniciar seu texto, é importante que você coloque as primeiras impressões do tema em um rascunho. Dessa forma, fica mais claro observar o quanto você domina aquele assunto. Em seguida, organize suas ideias, sempre lembrando da estrutura correta e caminhando para um desfecho no último parágrafo, que pode ser um resumo do texto, ou a proposta de uma solução para o problema.

- Redação dissertativa:

A redação dissertativa argumentativa é o tipo mais pedido em provas de vestibular e concurso. Tendo o tema nas mãos e sabendo da proposta de redação da prova, tudo o que você precisa fazer é dissertar, ou seja, explicar o assunto. Em provas, no geral, assim como nos concursos previstos, a redação é uma das partes mais importantes, muitas vezes cobrando mais do candidato do que as outras questões objetivas.

Dessa forma, aqui vão algumas dicas de termos interessantes para inserir no seu texto, evitando a repetição de palavras e também para chamar a atenção do avaliador:

É de conhecimento geral que; segundo "fulano de tal"; de acordo com; mais precisamente; efetivamente; incontestavelmente; é certo que; por outro lado; antes de mais nada; possivelmente; porventura; a fim de que; com a finalidade de; de maneira que; tal qual; dado o exposto; como foi apresentado; levando em consideração os fatos expostos.