Espaço do aluno:

Notícias

6 dicas para otimizar seu tempo de estudo

@Fonte: El Hombre

Quarta, 16 de janeiro de 2019

Você acorda decidido a mudar de vida. Acorda pensando em todo os planos que já bolou e resolve colocar um ou outro em prática. Quem nunca? Mudar de carreira, ganhar mais para investir em um imóvel, passar no vestibular para uma universidade federal, passar no concurso do INSS ou até mesmo ganhar uma bolsa de estudos para fazer um intercâmbio.

Para todas essas opções acima, você precisa gerenciar seu tempo para estudar. Melhor do que estudar muito é estudar com qualidade. Mas o que isso significa? Nos parágrafos abaixo você vai ler 6 boas dicas para otimizar seu tempo estudando, melhorar sua produtividade, e estudar aquilo que realmente importa para atingir seus objetivos de vida.

1# Organize sua rotina

Essa é uma ótima notícia para quem tá acostumado com a rotina. Dedicar uma hora certa para estudar – sabendo qual é a sua hora mais produtiva – é uma boa forma de começar. Por isso, organize os afazeres no dia em uma lista ou uma planilha e separe a melhor hora do seu dia para estudar. Se você não tem o dia todo livre, não exagere na quantidade de matérias, pois certamente você vai se frustrar por não ter tempo para estudar pilhas e pilhas de conteúdo.

2# Selecionar o conteúdo dos estudos

Para montar o plano, separe os itens que você precisa estudar. Se for prestar concurso público por exemplo, considere itens de conhecimento geral e específico para o concurso. Separe o conteúdo por dia da semana, de acordo com a quantidade de horas disponíveis. Por exemplo, se você pode dedicar três horas por dia, estude dois assuntos em cada “aula”, dedicando uma hora e meia para cada assunto. Pegue leve nos fins de semana (mas não deixe de estudar). A dica é diminuir o tempo de estudo e fazer uma revisão do conteúdo estudado na semana.

3# Avise os amigos e familiares

Para evitar ficar dizendo vários “nãos” ou ceder à tentação de ir no churras com os amigos e deixar de estudar, avise todo mundo que você anda bastante ocupado, estudando. Pode ter certeza que alguns vão brincar e dizer que você ficou velho. Mas é bom amadurecer e pensar num futuro melhor. Aliás, quem realmente se importa com você, vai entender e respeitar a necessidade. O próximo passo é desligar o celular durante todo o período de estudo. Sim, é difícil. Mas vale a pena tentar.

4# Estude em um ambiente adequado

Não estude deitado na cama ou na frente da televisão. O ambiente de estudo precisa ser bem iluminado e não ter interferências que tirem sua atenção. Além disso, na cama, seu organismo vai compreender que é uma hora de descanso e vai te deixar com sono. Em um ambiente silencioso, você poderá ler em voz alta e até mesmo gravar suas leituras. Estudar com conteúdo multimídia é uma boa forma de fixar o conteúdo.

5# Esteja bem e confortável

Não deixe de dormir para passar a noite estudando. Alimente-se a cada três horas e realize alguma atividade que te faça bem durante a semana. Se você faz academia, não precisa parar de fazer para começar a estudar. Em vez disso, apenas passe menos tempo malhando. Exercício é fundamental para a cabeça ficar boa. Outra boa dica é alongar-se de tempos em tempos. Se você já passa o dia inteiro sentado ou em pé no trabalho, isso já é mais do que necessário. Chegar em casa e debruçar-se nos livros vai fazer você ter um cansaço mental e corporal muito grande. Reverta a situação com 5 ou 10 minutos de alongamento no dia.

6# Crie bons hábitos

Estudar é um dos melhores hábitos que você pode ter. Quem estuda muito, consegue atingir grandes objetivos. Concursos são bem disputados e os melhores ganham ótimas oportunidades. Se você pretende fazer um intercâmbio para trabalhar ou fazer um curso, estudar a língua do país e dedicar-se ao estudo é uma decisão cheia de responsabilidades e retornos super positivos para quem tem o hábito de estudar.

* * *

Por isso, pare e analise tudo aquilo que você tem hábito. Os bons e os ruins. Tente encaixar na sua rotina os hábitos que vão fazer você ser mais saudável e produtivo (como se alimentar bem e se exercitar), hábitos que vão te ajudar a crescer intelectualmente (ler livros e matérias sobre o assunto desejado, por exemplo). E a dica mais preciosa de todas: continue com esses hábitos, mesmo depois de atingir seu objetivo. Assim, ficará muito mais fácil alcançar os próximos planos!